Queratocone
É uma alteração progressiva e assimétrica da forma da córnea, normalmente a zona central assume uma forma cónica. Com a progressão da doença, a córnea fica cada vez mais fina. Há desenvolvimento de astigmatismo irregular, formam-se cicatrizes e há uma diminuição da acuidade visual.
Sintomas:
Os sintomas variam de acordo com a fase da doença. As queixas mais comuns são a redução da acuidade visual, mesmo usando óculos. Visão flutuante, necessidade de trocar frequentemente de óculos, visão dupla, imagens com “fantasma”, visão turva ou distorcida, cansaço visual, sensibilidade à luz e perceção de halos ao redor das luzes.
Causas:
Trata-se de uma doença de natureza genética, cerca de 6% a 12% dos pacientes mencionam ter membros da família com a mesma patologia. Pode também associar-se a outras doenças oculares como a Retinite pigmentar e a Retinopatia de prematuridade, bem como conjuntivites alérgicas.
Diagnostico:
Os mapas topográficos que avaliam a curvatura e a superfície da córnea são os melhores instrumentos para confirmar a presença e definir a sua morfologia.
Tratamentos:
Óculos e lentes de contacto maleáveis normais podem ajudar os primeiros estágios da doença, corrigindo com sucesso os problemas de acuidade visual. No entanto, à medida que a doença avança, são adaptadas lentes RGP (lentes rígidas permeáveis a gases) para corrigir a acuidade visual, em parte porque se moldam menos à córnea. Estes tratamentos corrigem os problemas visuais, mas não atrasam a progressão da doença.
À medida que a doença avança a cirurgia começa a ser uma das opções de correção mais eficazes.
Na Central Ópticas temos especialistas nos cuidados primários da visão que irão encaminhá-lo para oftalmologia assim que apresentar os mínimos sintomas desta doença.
Marque já a sua consulta grátis e cuide da sua visão!