Glaucoma
O Glaucoma é uma doença ocular que afeta o nervo óptico (nervo que liga o nosso olho ao cérebro e através do qual a informação é transmitida). Esta doença é uma das principais causas de cegueira a nível mundial, devido ao seu diagnóstico tardio e ao facto de ser assintomático.
Geralmente o Glaucoma é hereditário, mas também pode surgir sem causa aparente, ou até provocado por um ferimento no olho, provocado por medicação ou derivado de uma cirurgia ocular.
Um dos principais sinais da presença de Glaucoma é a pressão intra-ocular (PIO) , vulgarmente designada por tensão ocular, elevada, no entanto podemos encontrar Glaucoma sem PIO elevada (menos frequente).
Os fatores de risco para a presença de Glaucoma são:
- Antecedentes familiares
- Idade superior a 40 anos
- Uso prolongado de corticóides
- Histórico de lesões ou cirurgias oculares
A melhor forma de prevenir esta doença é a realização de consultas frequentes, nas quais podem ser detetados alguns dos sinais da sua presença, como a pressão intra-ocular elevada, diminuição do campo visual e aumento da escavação fisiológica (avaliação da retina). O Glaucoma não tem cura, mas a sua deteção precoce facilita o tratamento, que pode travar a evolução da doença.
Marque já a sua consulta de visão gratuita numa loja Central Ópticas perto de si!