Central Ópticas
Lojas Encerradas Temporariamente devido ao COVID-19. Loja do E.Leclerc em funcionamento em seviços mínimos das 10 às 17h.

Luz azul: qual o impacto nos nossos olhos

  • by: Central Ópticas
  • Janeiro 10, 2020
riscos luz azul

O que é a luz azul?

A luz azul está naturalmente presente no nosso planeta através do sol e é essencial para o funcionamento do nosso organismo.

 

Então, sendo assim, porque é que a luz azul constituiu um problema para os nossos olhos?

Isto deve-se a uma elevada exposição, por períodos prolongados, a fontes de luz azul artificiais, nomeadamente dos dispositivos eletrónicos – ecrãs de televisão, computadores, tablets, smartphones – e das luzes LED e fluorescentes.
Assim, e uma vez que os efeitos são cumulativos, passar muito tempo seguido em frente a um ecrã pode revelar-se prejudicial para a saúde ocular.

Tem se chegado à conclusão que a elevada exposição à luz azul pode provocar fadiga ocular, bem como danos nas células da retina, que podem agravar para uma Degeneração Macular da Idade (DMRI), causado pelo envelhecimento precoce dessas mesmas células.

Existem ainda estudos que já indicam também um maior risco na formação de cataratas.

Além disso, as pessoas que passam horas excessivas em frente a esses dispositivos podem ainda sofrer de fadiga e secura ocular, devido à diminuição da frequência com que pestanejam.

O que pode fazer para minimizar os riscos?

• Diminuir o tempo de exposição a ecrãs
• Adote a regra 20-20-20: a cada 20 minutos olhe para um objeto a 20 pés (6,1 metros) durante 20 segundos
• Recorra a lágrimas artificiais para prevenir que os olhos fiquem secos
• Ative o filtro de luz azul no telemóvel e noutros dispositivos eletrónicos que tenham essa funcionalidade
• Opte por óculos com lentes oftálmicas com filtro de luz azul. Essas mesmas lentes fazem um bloqueio dessa mesma luz, minimizando assim o efeito nocivo que esta tem nos nossos olhos. Visite-nos para conhecer mais sobre estas lentes!

 

Sofre de Cansaço Ocular? Marque já uma consulta gratuita!