Presbiopia
Por volta dos 40 a 50 anos, a maioria das pessoas começa a sentir dificuldades de visão ao perto, tendo tendência para afastar os objetos para os conseguir ver melhor. A esta condição dá se o nome de Presbiopia e resulta da perda de flexibilidade do cristalino (lente interna do olho) o que impede a alteração da sua forma e consequente perda do poder de focagem para perto.
A presbiopia pode ser compensada de 3 formas:
- Com óculos de perto, que a pessoa coloca para as situações em que quer ver objetos próximos e os tira nas restantes situações;
- Com óculos progressivos, no caso das pessoas que também têm problemas de visão para longe ou caso queiram uns óculos que lhes permitam ver bem a todas as distâncias, sem necessidade de estar sempre a pôr e a retirar os óculos;
- Com lentes de contacto multifocais, caso em que também devem ter óculos para fazer o descanso das mesmas.
Sintomas da presbiopia:
- Visão desfocada ao perto, havendo necessidade de afastar os objetos para uma leitura mais nítida e de aumentar o tamanho da letra no telemóvel.
- Dores de cabeça e fadiga ocular, devido a esforço excessivo, causando um desconforto, cansaço visual e dores de cabeça, principalmente ao final do dia.
- Problemas para ler em situações de pouca luminosidade.
- Sensação de que as letras “se mexem” quando se tenta ler.
Marque já uma consulta de visão gratuita numa Central Ópticas perto de si caso sinta alguns destes sintomas!