Central Ópticas

ÓCULOS OU LENTES DE CONTACTO?

  • by: admin
  • Maio 24, 2019

Antes de decidir qual a melhor opção para si, deve levar em consideração diversos pontos nesta disputa: a acuidade visual, o conforto ou as preferências pessoais que incluem estilo de vida, a facilidade de uso, estética, assim como o orçamento disponível, como veremos.

A usabilidade?

Para quem necessita apenas de auxílio visual para ler ou conduzir, por exemplo, ficará melhor servido com um par de óculos, sendo que, por norma, os óculos são financeiramente mais acessíveis. Pode facilmente colocá-los e retirá-los, não precisando de muita manutenção, nem custos adicionais. Por sua vez, as lentes de contato exigem uma manutenção diária obrigatória.

As lentes de contacto (se tiverem os tratamentos de higiene e manutenção adequados), para além de não embaciarem como os óculos são também a solução ideal para aqueles que praticam desporto.

A saúde ocular

O uso de óculos, salvo raras excepções (como por exemplo uma curvatura irregular da córnea – queratocone – onde o uso de lentes de contacto pode ser aconselhado) é sempre o mais aconselhável, uma vez que não oferece qualquer risco ao globo ocular, já que estes não tocam no olho.

Os óculos permitem uma maior oxigenação dos olhos, ao contrário das lentes de contacto, que funcionam como uma “barreira”, podendo levar a um maior cansaço ocular e consequentemente a dores de cabeça. Este problema tem maior gravidade em pessoas que trabalham regularmente com o computador e em pessoas que sofrem de síndrome do olho seco, ou que estão expostas a fumo ou pó e ar condicionado.

Por outro lado, para garantir uma correta higienização das lentes de contato, é necessária uma manutenção diária, para evitar possíveis infeções e para hidratar as lentes.

A visão

Uma das desvantagens dos óculos prende-se com a visão periférica, que é algo facilmente contornável com ligeiros movimentos da cabeça, ao contrário das lentes de contacto que garantem um total campo visual.

A questão estética

Esteticamente falando, as lentes são uma excelente alternativa para quem não quer abrir mão da sua aparência, provocando menos “ruído” que os óculos. No entanto, atualmente usar uma armação é sinónimo de beleza e sofisticação. As armações passaram em muitos casos a melhorar significativamente o visual de qualquer pessoa.

Antes de finalizar este duelo e tomar a sua decisão, saiba ainda que, apesar dos prós e contras entre a utilização de óculos ou de lentes de contato, estes podem também ter um efeito complementar, usando por exemplo os óculos durante o seu horário de trabalho ou estudo e as lentes de contacto em atividades sociais ou desportivas. Denotamos que se a sua opção for as lentes de contacto, deve ter uns óculos como complemento, quer para fazer o devido descanso diário aos olhos quer para possíveis situações, como uma conjuntivite. (O que é uma Conjuntivite? – Leia Mais)