Central Ópticas

O QUE É O GLAUCOMA?

  • by: admin
  • Maio 24, 2019

Certamente já ouviu a palavra Glaucoma, mas na realidade não sabe bem o que é. Pois bem, o Glaucoma é a principal causa de cegueira em Portugal estimando-se que afete cerca de 200 mil portugueses, dos quais metade deles ainda não estarão diagnosticados (fonte: Sociedade Portuguesa de Oftalmologia).

O que é o Glaucoma?

Explicando de uma forma simples, o glaucoma é uma doença causada por irregularidades na pressão ocular que acaba por provocar danos no nervo ótico, levando à perda de visão sem por vezes se dar conta desta perda.

Esta perda de visão é progressiva e uma vez perdida não há forma de a recuperar.

O olho é composto por um líquido a que chamamos de humor aquoso, que é produzido e escoado regularmente. Se esta drenagem não for realizada corretamente o olho estará submetido a pressão intra-ocular elevada, que consequentemente poderá danificar o nervo ótico.

O nervo ótico é responsável por levar a informação visual ao cérebro para que a imagem seja construída e processada. Uma vez danificado levará à perda de visão.

No entanto, quando diagnosticado previamente o Glaucoma pode ser controlado e tratado com sucesso!

O diagnóstico é um processo bastante rápido e simples que pode ser realizado junto de um optometrista ou oftalmologista.

Através de um tonómetro medimos a pressão intra-ocular em menos de 1 minuto!

Pessoas com antecendentes familiares com a doença devem prestar especial atenção a estas medições, bem como todas as pessoas com mais de 40 anos.

Na CENTRAL ÓPTICAS a medição é GRATUITA. Faça-a regularmente e antecipe-se ao problema!

Ver localização das lojas

Deixe um comentário