Miopia
A miopia é a dificuldade em focar objetos ao longe. É um erro refrativo do olho humano, que ocorre quando o olho é maior do que o normal. Deste modo, as imagens formam -se antes da retina, o que vai provocar visão desfocada para longe. Em contrapartida, os objetos que se situam mais perto do olho são vistos de forma nítida.
Quando alguém se queixa de ver mal, é apelidado de ser míope, pois é o erro refrativo mais comum na população, situando-se acima dos 35% e no ano 2050, prevê-se que 52% da polução mundial será míope , de acordo com diversos estudos.
Astigmatismo e miopia
Uma pessoa com astigmatismo não vê nítido a qualquer distância. É comum a confusão entre miopia e astigmatismo, embora possam surgir associados. Porém, a principal diferença é que, quem tem astigmatismo tem dificuldade para ver ao longe e ao perto pois as imagens são focadas em vários pontos, distorcendo desta forma a visão, enquanto, quem tem miopia apenas tem dificuldade para ver ao longe.
Hipermetropia e miopia
A miopia e a hipermetropia podem ser consideradas problemas de visão opostos pois não surgem associados. Quem tem hipermetropia, tem dificuldade em ver ao perto. É quando as imagens se formam depois da retina.
Tipos da miopia
O grau da miopia indica como está a capacidade de focar objetos ao longe. As pessoas com grau de miopia grave, podem ver nitidamente apenas objetos a poucos centímetros de distância, enquanto aqueles com miopia leve podem ver nitidamente os objetos até vários metros de distância-. Mediante a forma de evolução da miopia, consideram-se três tipos:
- a miopia leve ou escolar não ultrapassa as 2.5 dioptrias e é a mais frequente.
- a miopia moderada situa-se entre as 2.5 dioptrias e as 6 dioptrias.
- a miopia degenerativa ou elevada quando o erro refrativo ultrapassa as 6 dioptrias. Esta é muito menos frequente do que a miopia ligeira ou moderada, mas, o deslocamento da retina é a complicação mais comum nestes casos.
Fatores de risco:
- A miopia desenvolve-se mais rapidamente na raça asiática comparativamente à raça caucasiana
- A genética é um fator de risco no desenvolvimento da miopia. As crianças com pais míopes têm um risco maior de ter miopia
- Quanto mais tempo passamos a realizar tarefas e trabalhos de perto, maior é o risco de desenvolver miopia e que esta progrida.
- A miopia pode- se desenvolver gradualmente ou rapidamente e muitas vezes piora durante a infância e adolescência.
Mudança de hábitos:
- Incentivar a realização de atividades no exterior durante 2/3 horas por dia, ajuda a reduzir o risco de desenvolver a miopia
Miopia nas crianças
Sabendo que as crianças passam cerca de 6h diante de dispositivos móveis e com os novos hábitos, os dispositivos eletrónicos, a pandemia, os números de miopia não param de subir. É sobretudo nesta fase etária necessária uma intervenção e um acompanhamento mais rigorosos no controlo da miopia.
Se notar alguma alteração na visão ou no comportamento do seu filho, é importante levá-lo a um profissional de saúde visual, encontre um perto si nas lojas centralOpticas. Habitualmente este erro refrativo compensa-se com lentes esféricas negativas convencionais que consistem na focagem da imagem na retina central, mas, que podem causar um efeito contrário relativamente à progressão da miopia. Assim, foram criadas lentes oftálmicas para travar a progressão da miopia infantil, em que se adaptam os raios luminosos de forma progressiva à geometria e características óticas da retina, obtendo assim a melhor correção possível.
A CentralOpticas dispõe de uma vasta oferta de materiais e soluções óticas que se adaptam às necessidades dos míopes atuais.