Central Ópticas

DEVO RECORRER A UM OPTOMETRISTA OU A UM OFTALMOLOGISTA?

  • by: admin
  • Maio 24, 2019

 

Muitas são ainda as confusões entre as funções do optometrista e do oftalmologista, e sobre a qual dos dois profissionais devemos recorrer na hora de avaliar o estado da nossa saúde visual.

 

Vamos lá desvendar todos os mitos e esclarecer o nosso leitor.

O que é na realidade um optometrista e quais as suas funções?

Segundo a Associação de Profissionais Licenciados em Optometria, um optometrista “é um especialista dos cuidados da saúde primários visuais, que pratica Optometria e que fornece cuidados extensivos em visão e sistema visual, que inclui refracção e prescrição, detecção/diagnóstico e acompanhamento/tratamento de doenças oculares e a reabilitação/tratamento de condições do sistema visual.”

 

O optometrista é responsável por detetar erros de refração, isto é, doenças visuais que podem ser corrigidas por recurso a intervenção externa ao olho. Patologias como miopiahipermetropia e astigmatismo podem ser corrigidas através de óculos ou lentes de contacto que podem ser receitados pelo optometrista. O optometrista é um profissional competente no âmbito da terapia visual, importante para tratar problemas como estrabismos, diplopias ou ambliopias.

 

Para além disso, o bom optometrista é também um profissional capaz de analisar a estrutura do olho e detetar doenças do foro ocular e não apenas do foro visual. Nestes casos o optometrista irá aconselhar o seu paciente para uma consulta junto de um oftalmologista.

Escolho um Optometrista ou um Oftalmologista?

A resposta a esta questão é bastante simples para uma ótica composta de Optometristas extremamente qualificados e competentes e aparelhos de examinação e análise como é o caso da CENTRAL ÓPTICAS.

No caso de se tratar de problemas que considere de menos gravidade, como a sensação de visão diminuída, deve consultar o optometrista da sua ótica por duas razões elementares:

-pode evitar pagar uma consulta de oftalmologia e as consultas de optometria na CENTRAL ÓPTICAS são GRATUITAS;

-o seu problema pode ser uma questão de refração (tratável com óculos ou lentes de contacto). Se for algo mais grave, os nossos optometristas detetarão e aí sim, irão aconselhar uma consulta de oftalmologia.

 

O oftalmologista é um médico especialista capaz, apto e autorizado para tratar doenças do foro visual e do globo ocular.

Os optometristas da CENTRAL ÓPTICAS são profissionais capazes de diagnosticar os seus erros de refração e aconselhá-lo com as lentes e graduação mais adequeada às necessidades do seu dia-a-dia.

Saiba como escolher um bom optometrista.