Central Ópticas

Sofre de Daltonismo?

  • by: Central Ópticas
  • Dezembro 20, 2019

Daltonismo: o que é?

 

O daltonismo é a dificuldade de distinguir as cores e na maioria dos casos é hereditário. Existe também uma forma de daltonismo (muito rara) em que os portadores só têm visão a preto e branco, sem percepção das cores.

Na maioria dos casos, os défices não são absolutos. Muitas vezes os daltónicos conseguem distinguir as cores em que a sua perceção está afetada, apesar de as verem menos saturadas ou até terem mais tendência a confundir cores.

As dificuldades começam a ser percebidas nos primeiros anos escolares e manifestam-se pela vida toda, podendo ser inconvenientes na vida social e profissional.

O nome Daltonismo deve-se a John Dalton, o primeiro cientista a descrever a anomalia da qual ele próprio era portador, no século XVIII.

Cerca de 10% dos homens e 0.5% das mulheres sofre de deficiência na percepção das cores. Esta diferença de prevalência deve-se ao facto do gene do daltonismo ser transportado pelo cromossoma X. As mulheres têm dois cromossomas X, por isso, mesmo que tenham a anomalia genética esta não se manifesta se só um dos cromossomas a transportar. Como os homens só têm um cromossoma X, se herdarem o gene do daltonismo de um dos pais, a doença vai manifestar-se.

Para sabermos se estamos perante um daltónico utilizamos o teste de Ishihara que consiste numa série de cartões com várias tonalidades cromáticas, nas quais estão números que os daltónicos têm dificuldade de distinguir.

Um designer português, Miguel Neiva, criou um código universal de identificação de cores para daltónicos (CollorADD), que permite identificar qualquer tipo e variante de cor. Este código já se encontra aplicado em diversas situações do nosso dia-a-dia: materiais escolares, linhas de metro, catálogos de tintas, etiquetas de roupa, triagem de hospitais, entre outros.

 

Curiosidades relacionadas com o Daltonismo:

  • 10% dos homens possui algum grau de daltonismo;
  • 64% consideram a confusão nas cores o maior problema;
  • 59% identifica apenas algumas cores;
  • 22% não vêm certas cores;
  • 42% dos daltónicos acham difícil a integração em sociedade;
  • 90% pede ajuda sempre que compra roupa;

 

Sofre de Daltonismo? Faça aqui o teste!

 

 

Uso do CollorADD