Central Ópticas

CUIDADOS COM OS OLHOS NO INVERNO

  • by: admin
  • Maio 24, 2019

Com o inverno são enormes as preocupações para evitar constipações, gripes ou outros problemas do foro respiratório. Devido ao frio acabamos por permanecer e conviver em espaços quentinhos, fechados e com pouca ventilação, ambientes propícios à propagação de vírus e bactérias.

No meio destas preocupações acabamos por descuidar os nossos olhos reagindo aos problemas oculares ao invés de tentar evitá-los. O problema mais conhecido pelo nosso leitor certamente será a conjuntivite, uma inflamação de origem viral, alergénica ou bacteriana.

No entanto podem existir outros problemas oculares, como a Síndrome do Olho Seco, terçolho ou outras irritações oculares.

Deixamos agora alguns cuidados a ter no inverno:

1. Lubrificação do olho

Se trabalha ou permanece em ambientes com ar condicionado ou lareiras recorra a colírios ou gotas de lubrificação dos olhos. Certamente sentirá uma sensação de frescura e relaxamento do seu olho.

Se possui Síndrome do Olho Seco, e sente desconforto, sensação de possuir areias no olho ou ardor, este passo é obrigatório ao seu conforto!

2. Limpeza e ventilação

Como já falado, uma das causas da conjuntivite pode ser alergénica. Devemos manter as nossas casas arejadas, limpas e alheias a poeiras. Mas cuidado! Não apanhe nenhum resfriado!

Redobre os cuidados se for companheiro de casa de animais com pêlo!

3. Higiene pessoal

– Atenção às toalhas! Esta fase do ano é muito importante para prevenir doenças oculares contagiosas, como a conjuntivite. Se possui ou convive com alguém com uma conjuntivite, possua a sua própria toalha e não a partilhe. Até a toalha de enxugar as mãos!

Tenha também atenção às almofadas e mude as fronhas mais frequentemente.

– Faça uma boa higiene das suas mãos, lavando-as várias vezes ao dia, e evite o contacto das suas mãos com os olhos!

– Se utiliza maquilhagem tenha especial atenção à validade dos produtos e à remoção.

– Se utiliza lentes de contacto redobre os esforços com os cuidados de limpeza das suas lentes. Se possível remova a suas lentes de contacto mais do que uma vez por dia colocando-as sempre em novo líquido de lentes de contacto. Não se esqueça de ter especial atenção à renovação do estojo!

– Se a sua pele for muito oleosa ou as suas glândulas lacrimais produzirem excesso de gordura é aconselhável uma maior limpeza da região ocularpara evitar a acumulação de pólens ou bactérias, que podem levar ao surgimento de inflamações. Nesse caso consulte um especialista.

4. Proteção solar

Não descure dos óculos de sol! Mesmo em dias nublados os raios UVA e UVB estão presentes e sem a devida protecção pode provocar danos aos seus olhos!

Se pratica desportos de inverno ou pretende ir à neve, use sempre óculos de sol. A neve é responsável por refletir raios solares e causar queimaduras no olho, pelo que a proteção não deve ser esquecida!

Conheça aqui 5 razões para usar óculos de sol todo o ano.

Se tiver dúvidas dirija-se às nossas lojas.

(Ver localização das lojas)