Central Ópticas

COMO DISTINGUIR UM BOM OPTOMETRISTA?

  • by: admin
  • Maio 24, 2019

A escolha do seu optometrista é fundamental para garantir que a sua visão estará otimizada. Uma boa prescrição, por um bom optometrista, é fundamental à nossa saúde, qualidade de vida e desempenho, seja na escola, no trabalho ou até nas tarefas mais simples do quotidiano.

Vários são os fatores que contribuem para encontrar um bom optometrista. Vamos vê-los um a um.

Histórico e Exigência Visual

Para começar, um bom optometrista é aquele que lhe questiona o seu histórico de saúde ocular e sobre o que o problema que o levou à ótica, por forma a avaliar a forma como conduzirá a consulta, com a finalidade de lhe aconselhar a melhor opção.

Irá perguntar-lhe pela sua rotina, pelo seu tipo de trabalho ou ocupação, para perceber quais as suas exigências visuais. Como podemos deduzir, de um modo generalista, a exigência visual de um informático não é a mesma da exigência de uma costureira. Irá também questioná-lo sobre qual a principal finalidade dos seus óculos.

Exames 

O bom optometrista só é bom se de facto possuir um consultório devidamente equipado, com aparelhos de última geração, que permitam fazer o diagnóstico otimizado do seu problema. No caso de já possuir óculos, este só o aconselhará a alterar a graduação se a diferença justificar, tendo sempre por base a sua exigência visual e sintomas descritos. Irá também realizar exames de saúde ocular, analisando as estruturas do seu olho, por forma a detetar/despistar doenças de saúde visual. No caso de deteção, irá realizar o encaminhamento para um oftalmologista.

Aconselhamento e Serviço

O bom optometrista é aquele que lhe apresenta várias opções de lentes, alertando-o para a importância de uma boa lente, informando-o sempre dos prós e dos contras de cada um dos produtos. Cada lente tem características diferentes (tipologia, marca, tratamentos), por isso irá informá-lo para que opte e faça uma compra consciente e informada.

O aconselhamento das armações mais adequadas ao seu rosto, look e personalidade é também uma função que distingue um bom profissional de ótica. Deve explicar-lhe aspetos como o peso, a qualidade do material e a flexibilidade, para além de garantir que a armação é-lhe confortável e se encontra alinhada com o seu rosto.

Por fim, deve garantir que as lentes ficam calibradas com o seu olhar, efectuando todas as marcações.

Antes de finalizar a venda, o bom optometrista informa-o de todos os cuidados de manutenção a ter com os produtos vendidos, para garantir uma máxima durabilidade dos seus produtos.

Acompanhamento

O seu optometrista de confiança irá fazer um trabalho tão bom que lhe vai entregar um produto de máxima qualidade para as suas necessidades, e na próxima vez que o voltar a visitar ele terá o seu histórico detalhado.

Visite-nos e conheça a nossa equipa de optometristas!